Como estudar e trabalhar em Dubai: tudo o que você precisa saber!
Se você chegou até este artigo, provavelmente, está pesquisando sobre estudar e trabalhar em Dubai, acertamos?! Então, se prepara, pois neste post vamos te contar como funciona o intercâmbio, como é o procedimento do visto, média salarial e muitos outros detalhes!
Pra começar, vamos deixar claro que Dubai é uma das cidades que permitem aos brasileiros trabalharem legalmente enquanto estão estudando inglês. E isso, é uma grande vantagem! Vamos citar as 3 principais, que são:
- Praticar o inglês fora da escola;
- Diminuir os custos do intercâmbio;
- Se integrar na cultura do destino.
Como estudar e trabalhar em Dubai
Agora que você já sabe que pode estudar e trabalhar em Dubai e que isso vai te ajudar muito, vamos aos detalhes do visto, salário etc.
Informações gerais sobre o visto
Só pra já começar te animando, o procedimento para tirar o visto para estudar e trabalhar em Dubai é tranquilo e bem menos burocrático, se comparado com outros destinos.
• Como funciona a aplicação para o visto?
A aplicação para o visto de estudante poderá ser feita pelo candidato estando dentro dos Emirados Árabes ou fora do país. Contudo, há diferença de valores entre as duas aplicações, sendo que as taxas são mais baratas se o intercambista estiver fora, ou seja, se este será o seu primeiro intercâmbio para Dubai, tudo será mais simples e barato. A escola auxilia em todo processo, fornecendo os documentos comprobatórios da sua matrícula no curso que fazem parte para a análise e aprovação do visto.
• Qual a duração do visto?
A duração do visto será de acordo com o tempo de curso que você comprar. Mas, se você quiser estudar e trabalhar em Dubai por um ano vai precisar estar matriculado em um curso de, no mínimo, 24 semanas. Ah, e se quiser renovar, é permitido!
Como tirar o visto de um ano para estudar e trabalhar em Dubai
Vamos usar como exemplo a aplicação para o visto de estudante de um ano, ok?
• 1º passo: Escolher qual escola vai estudar e se matricular em um curso de inglês geral com duração mínima de 24 semanas.
A VidaLearn tem parceria com as melhores escolas de Dubai. Se quiser receber um orçamento atualizado, entre em contato com um de nossos especialistas! Vamos te orientar com relação ao curso, procedimentos do visto e responder todas as suas dúvidas sobre estudar e trabalhar em Dubai!
• 2º passo: Fazer um seguro viagem.
O seguro é muito importante, pois cobre além de despesas médicas e hospitalares questões da viagem como extravio de bagagem, atraso nos voos, etc.
•3º passo: Juntar a documentação obrigatória e enviar à escola.
A princípio o aluno deverá enviar uma cópia digitalizada do passaporte (colorida), sendo que este deve ser válido por pelo menos 14 meses (um ano e dois meses); foto digitalizada tamanho passaporte (com fundo branco); carta de confirmação da matrícula; comprovante de pagamento do curso, visto e taxas adicionais; cópia digitalizada da passagem aérea (colorida).
•4º passo: O próximo passo para estudar e trabalhar em Dubai será enviar o pedido de visto, que é realizado pela escola.
Importante: a liberação da permissão para entrar no país pode demorar até 6 semanas. Essa autorização não é o visto.
•5º passo: O intercambista deverá apresentar, em até 48 horas após a chegada no país, o passaporte original e a permissão de entrada carimbada no aeroporto dos Emirados Árabes Unidos.
•6º passo: Realizar um exame médico obrigatório.
A escola vai te encaminhar para o Centro de Fitness Médico da Autoridade de Saúde de Dubai para fazer o exame médico (raios-x e teste de HIV, hepatite B, hepatite C, tuberculose, hanseníase e sífilis). Caso algum dê positivo, o aluno não terá direito ao visto de estudante.
Atenção: orientamos que o intercambista faça esses exames ainda no país de origem, pois assim evitará surpresas ao realizar o exame em Dubai.
•7º passo: Após concluir as etapas acima, o processo de visto será concluído e o mesmo será carimbado no passaporte.
Tipos de trabalho para estudantes em Dubai e carga horária
Você poderá trabalhar em qualquer área, desde que não seja exigida qualificação específica, como medicina, engenharia, entre outras profissões regulamentadas.
Para intercambistas recém-chegados nem sempre é possível se inserir no mercado diretamente na área desejada logo no início, principalmente se ela for muito específica. Por isso, em Dubai, os trabalhos iniciais mais comuns para estudantes são no setor hoteleiro, em lojas e restaurantes.
Com relação a carga horária de trabalho, não existe um limite. Contudo, o estudante que desejar trabalhar em Dubai deve ter em mente que os estudos não poderão ser prejudicados pelo trabalho, sendo exigida frequência mínima de 80%.
Qual o salário mínimo em Dubai?
Nos Emirados Árabes não existe um salário mínimo previsto em lei. Dessa forma, o salário pode variar muito. No entanto, é seguro dizer que o salário médio mensal em Dubai é a partir de 4.810 Dirham, equivalente a cerca de R$6.900. Lembre-se que esses valores mudam de acordo com o tipo de trabalho, sendo essa uma estimativa.
Estudar e trabalhar em Dubai vale a pena?
Ainda está em dúvida se estudar e trabalhar em Dubai vale a pena? Então, pegue papel e caneta e faça uma lista com prós e contras. Para decidir, leve em consideração que você vai ter permissão para estudar e trabalhar em uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo! Vai aprimorar o inglês e ainda conhecer a cultura árabe, que é muito rica e interessante.
Viu como estudar e trabalhar em Dubai vale a pena? :)
Leia também:
Prontinho! Agora você já sabe quase tudo que precisa para decidir se Dubai é o destino ideal para o seu intercâmbio! Mas sabe o que falta? Entrar em contato com a gente para receber um orçamento personalizado para estudar e trabalhar em Dubai. Clica aqui para falar com um de nossos especialistas! Ah, e não deixa de seguir a gente no Instagram (@vidalearn.intercambios), sempre postamos novidades lá!
Até mais!
Comments