Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, mas muitas vezes a falta de planejamento ou conhecimento podem atrasar a realização desse sonho.
Por isso preparamos este post completo para você entender todos os custos que envolvem um intercâmbio e com dicas extras de como você pode economizar fazendo as escolhas certas.
Quais são os custos que envolvem um intercâmbio?
O primeiro passo do seu planejamento é entender quanto custa o intercâmbio, ou seja, quais são os itens que compõem uma viagem de estudos. Confira a seguir os itens essenciais de qualquer intercâmbio:
Curso
Taxa de matrícula
Taxa de material
Taxa de dieta especial (quando aplicável)
Taxa de alta temporada (quando aplicável)
Acomodação
Visto
Seguro-Viagem
Passagem Aérea
A escolas cobram os cursos em suas moedas locais, com algumas exceções de destinos como América do Sul e África do Sul que costumam tabelar seus preços em dólar ou euro para facilitar.
Como economizar na hora de fechar o intercâmbio?
Os valores vão mudar conforme o perfil da escola e acomodação que você escolher, por exemplo: acomodação em casa de família geralmente inclui uma ou mais refeições, enquanto que na residência estudantil, há uma cozinha compartilhada. Se você não gosta muito de cozinhar, pode ser mais econômico se hospedar em uma casa de família.
As escolas também cobram taxas de matrícula e material, mas tem algumas épocas do ano em que acontecem promoções em que estas taxas são isentas, converse com o seu consultor e verifique se tem alguma escola com preços promocionais no mês em que for fechar seu intercâmbio.
Aqui no Brasil, outra forma de economizar é ficando de olho no câmbio, uma vez que os preços das escolas são geralmente em euros ou dólares. As vezes uma pequena queda no câmbio de 0,5 ou 0,10 centavos pode fazer uma grande diferença no preço final do seu intercâmbio.
A época do ano em que você decide viajar também pode influenciar em pagar mais ou menos no intercâmbio, isso acontece porque nos meses e alta temporada (geralmente no verão) há cobrança de taxas extras pelo simples fato de ser alta temporada. Estas taxas podem se aplicar tanto ao curso quanto a acomodação. Por isso, se for possível, escolha viajar nos meses de baixa temporada como na primavera ou no outono e pode ter certeza que a economia será grande.
Você também pode economizar nos custos com visto se optar por fazer um intercâmbio de curta duração para países em que você pode viajar como turista ou para países em que você já tem um visto emitido. Por fim, um dos itens que mais podem encarecer o intercâmbio é a passagem aérea. Para economizar aqui, não tem milagre, é preciso muita paciência e pesquisa. Use ferramentas de busca e monitoramento de preço como o Google Flights para receber notificações sempre que o preço da passagem para o destino que você deseja mudar.
Outra dica é conversar com o seu consultor sobre as passagens com tarifas especiais para estudantes, estas passagens só podem ser vendidas por agências e a VidaLearn consegue te ajudar com isso.
E aí gostou das dicas de como você pode fazer um intercâmbio barato fazendo apenas algumas escolhas diferentes da maioria das pessoas?
Se você se animou e quer receber um orçamento personalizado, preencha este formulário.
Agora que você já sabe tudo sobre como economizar no intercâmbio, veja neste post como você pode pagar o intercâmbio.
Comments