A economia da Irlanda está em constante crescimento oferecendo oportunidades de trabalho nos mais diversos setores. Desde empresas de tecnologia até setores como farmacêutico, negócios, serviços e comércio. A demanda por mão de obra qualificada é grande e por isso quem deseja conquistar uma vaga de trabalho no país e ter uma carreira internacional tem muitas chances de conseguir. Vamos explicar a seguir as diferenças entre as demandas por profissionais no país que são divididos pelo governo em duas categorias: Critical Skills e General Skills.
Critical Skills na Irlanda
Se você não é um cidadão da Área Econômica Europeia ou, ainda, do Reino Unido e Suíça, é preciso permissão para trabalhar na Irlanda. Através do “Critical Skills Employment Permit” é possível conseguir essa permissão.
Sendo assim, se você tem uma habilidade que hoje está em falta de mão de obra na Irlanda, e é qualificado para atuar nessa área, isso pode lhe garantir uma permissão de trabalho. A Critical Skills Occupation List (lista de ocupações e habilidades críticas na Irlanda) é atualizada constantemente! Você pode consultar a lista de ocupações aqui.
Algumas profissões da lista hoje:
Business sales executives
International marketing experts
IT specialist managers
IT business analysts, architects and systems designers
Programmers and software development professionals
Civil Engineers
Mechanical Engineers
Electrical Engineers
Architect
Art Director in 2D or 3D animation
Medical laboratory scientists
Medical practitioners
Industrial Pharmacists
Nursing and Midwifery Professionals
Respiratory Physiologist
Orthoptists
Quais são os requisitos para obter o visto de trabalho pela Critical Skills?
A empresa deve oferecer um salário superior a 30 mil Euros por ano;
Algumas das profissões da lista devem ter um salário anual superior a 60 mil Euros;
A empresa contratante deve oferecer a vaga de emprego diretamente, pois não é permitida a participação de corporações de recursos humanos nos processos seletivos;
O tempo do contrato de trabalho deve ser de, no mínimo, dois anos.
Se o candidato já estiver no país fazendo um intercâmbio e tiver um IRP válido com o Stamp 2, ele pode solicitar a autorização se cumprir os critérios. Outra vantagem do work permit com critical skill é poder aplicar para o stamp 4 depois de 2 anos de visto. Agora vamos explicar a outra lista, a de General Skills.
General Skills na Irlanda
As Permissões Gerais de Emprego (General Skills) são a principal forma usada pelo Governo para atrair cidadãos de países terceiros para ocupações que estão enfrentando escassez de mão de obra ou habilidades.
Ao contrário das Critical Skills, onde o governo especifica ocupações elegíveis, as General Skills assumem que todas as ocupações são elegíveis, a menos que especificado de outra forma. Portanto, todas as ocupações são elegíveis, a menos que sejam excluídas da lista de ocupações inelegíveis para permissões de trabalho.
A principal atração desta lista é que ela permite uma gama mais ampla de ocupações do que as outras classes de permissão de trabalho e pode ser obtida em relação a um contrato de trabalho de 12 meses. Todas as ocupações sob a Lista de Ocupações de Habilidades Críticas são consideradas elegíveis.
Quais são os requisitos para obter o visto de trabalho pela Critical Skills?
A empresa deve oferecer um salário de pelo menos 27k/ano por 39h por semana (€ 13,31 p/h)
Você precisará de uma carta de oferta de emprego e um contrato do seu empregador com duração de 1 ou 2 anos.
Obtenção de uma qualificação QQI Nível 5 relevante após dois anos de emprego no país.
Uma licença geral de trabalho pode ser emitida por um período inicial de 2 anos e pode ser renovada por até mais três anos. Após 5 anos, o solicitante pode se inscrever no Immigration Service Delivery (ISD) para residência de longa duração, o Stamp 4.
Considerações finais
Agora que você já sabe a diferença entre as diferenças entre a lista entre as Critical Skills e as General Skills fica muito mais fácil entender o seu perfil e criar um plano para atingir seu objetivo. Caso você ainda não tenha uma qualificação superior, fazer uma graduação ou pós-graduação na Irlanda pode ser a chave de ouro que falta para garantir sua vaga no mercado de trabalho irlandês.
Além da certificação na área, as universidades irlandesas costumam reter talentos globais e servem como canais para mão de obra qualificada. Com isso, as chances de empregos aumentam para os estudantes. Quer saber mais? Fale com a nossa equipe de especialistas e comece agora mesmo a planejar seu futuro na Irlanda.
com ♡,
VidaLearn Team.
Leia também:
- Como funciona o sistema educacional irlandês: do ensino médio ao doutorado
- Quanto custa um intercâmbio na Irlanda?
- Dicas para aprimorar o inglês antes do intercâmbio
- Residência estudantil: prós e contras da acomodação!
Comments