Ter um diploma de graduação, pós, mestrado ou doutorado fora do Brasil colocará seu currículo em destaque em qualquer processo seletivo brasileiro. Mas, isso você já sabe! O que, provavelmente, você não sabe é que cursar o ensino superior na Irlanda não é tarefa muito complicada. Pensando em te ajudar a enxergar isso, fizemos esse post com perguntas e respostas!
Como a VidaLearn é especialista em ensino superior na Irlanda muitas pessoas que desejam fazer um curso fora do Brasil nos procuram. As dúvidas que recebemos no nosso Instagram e site são as mais diversas possíveis e, por isso, vamos responder algumas delas aqui. Se após a leitura do post você ainda tiver perguntas sobre o intercâmbio, basta entrar em contato com a gente e um dos nossos especialistas vai te responder!
Perguntas e respostas sobre ensino superior na Irlanda
Ahh, já podemos te adiantar que, é sim preciso saber inglês para estudar em uma faculdade irlandesa e que o nível do idioma vai depender da instituição escolhida. Ainda, seu nível deverá ser no mínimo intermediário, visto que todas as aulas serão ministrada em inglês e o conteúdo será bem técnico.
Leia também:
- Como funciona o sistema educacional irlandês: da escola até o doutorado!
- Quanto custa viver em Dublin: gastos com moradia, alimentação e transporte!
1 - Não tenho cidadania europeia. Posso fazer faculdade na Irlanda?
Sim, cidadãos brasileiros podem cursar ensino superior na Irlanda, desde que preencham os pré-requisitos exigidos pela faculdade. Importante deixar claro que, cada instituição de ensino possui seu próprio processo seletivo, sendo necessário ficar atento aos prazos e regras de cada uma.
2 - Sou casado(a) e tenho filhos. Posso levá-los comigo?
Sim, você poderá levar sua família para a Irlanda, porém seu cônjuge não será seu dependente no que tange ao visto de estudante. Será preciso que a pessoa faça a própria aplicação para o visto, sendo que deverá preencher todos os requisitos, independente da sua aplicação.
Para mais detalhes, consulte o site oficial da imigração irlandesa!
Uma boa alternativa para intercambistas que tem família é estudar no Canadá. De um modo geral, o governo canadense permite que a pessoa que for cursar ensino superior no país leve sua família como dependente. Assim, o cônjuge que não for estudar terá permissão para trabalhar em tempo integral e os filhos poderão estudar em escolas públicas canadenses.
É possível levar a família para o intercâmbio.
Se você estiver aberto a essa possibilidade, converse com um de nossos especialistas, pois nós também temos opções de instituições de ensino no Canadá!
3 - Após a conclusão do curso poderei permanecer na Irlanda?
Sim. Após concluir um curso de ensino superior na Irlanda você poderá se aplicar para o visto Stamp 1G, que permitirá o trabalho em sua área de formação.
O objetivo desse visto é dar ao recém formado uma chance de encontrar uma vaga de emprego e poder fazer a aplicação para o visto Stamp 4. Assim, o aluno não precisa estar trabalhando para fazer aplicação para o 1G. Mas, se estiver, o empregador não terá qualquer custo extra.
No que caso de aluno de graduação, o visto 1G será de 1 ano, com direito a trabalhar full time. Já, no caso de aluno de pós-graduação ou mestrado o visto terá duração de 2 anos.
Por fim, se o seu curso estiver na lista de critical skills você poderá conseguir o visto de trabalho com mais facilidade. Não sabe sobre o que estamos falando? Em poucas palavras, a lista contém profissões que o governo considera essenciais para o desenvolvimento do país e que estão com mão de obra escassa. Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.
4 - Poderei fazer qualquer curso de ensino superior na Irlanda?
Via de regra, sim, desde que preencha todos os pré-requisitos. Todavia, é preciso deixar claro que o curso precisa ser em tempo integral e estar na Lista Provisória de Programas Elegíveis (ILEP).
Será possível estudar e trabalhar em qualquer área, desde que preencha os pré-requisitos.
Dessa forma, se você tem vontade de fazer um curso na área de saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia etc), na área de tecnologia ou engenharia poderá sim se graduar na Irlanda.
5 - Quais documentos preciso apresentar para cursar a faculdade?
Se você já estiver na Irlanda vai precisar de
Passaporte
Diploma - Original e traduzido
Histórico - Original e traduzido
IRP
Carta de recomendação
Currículo em Inglês
Certificado de proficiência em inglês
Seguro Governamental
Importante destacar que, para o cidadão brasileiro (sem cidadania europeia) ingressar em uma instituição de ensino superior na Irlanda e pagar valores para europeu, é preciso que o último visto como estudante de inglês ainda esteja válido. Dessa forma, o curso superior contará como uma nova renovação de visto, mas no próximo nível de ensino.
Um dos documentos obrigatórios é o passaporte válido.
No que diz respeito ao certificado de proficiência em inglês o mais aceito é o IELTS. Contudo, aconselhamos verificar se o TIE é aceito também, se for é uma alternativa para quem não fez o IELTS.
Se você estiver no Brasil vai precisar de
Passaporte
Seguro Governamental
Carta de aceitação original da instituição de ensino
Certificado de proficiência em inglês
Comprovante de pagamento das taxas da universidade
Comprovação financeira
Lembrando que o passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses.
No que tange a comprovação financeira de estudantes solicitando o primeiro visto na Irlanda, é preciso comprovar que possui 3.000 euros. Ah, tanto o aluno que estiver no Brasil, quanto o que estiver na Irlanda, deverá contratar o seguro governamental, sendo que o seguro viagem não serve como alternativa.
Leia também:
- Cuidados na hora de escolher uma faculdade na Irlanda
- Faculdade na Irlanda: 5 opções de cursos de ensino superior!
Por hoje é isso! Ainda tem dúvidas sobre o ensino superior na Irlanda? Converse com um de nossos especialistas e descubra como podemos tornar o processo do intercâmbio mais fácil para você!
Fale conosco.
Ahh e se ainda não estiver seguindo a gente no Instagram, já começa a seguir, pois diariamente postamos dicas vão te ajudar antes e durante o intercâmbio!
Até mais!
Comments